Thanks for riding, Luciana!


Contingências da rotina me levaram a experimentar as facilidades e excentricidades do Uber dias atrás. Três corridas, três personagens distintos como a vida. Interessante que dois deles eu encontrei num único dia, corroborando que o insólito está sempre lado a lado com a gente, ainda que morramos de tédio.

Insólito seria um adjetivo um pouco exagerado, talvez estranho ou incomum. Ah, deixemos para lá e apresentemos o motorista W, que me buscou no meu futuro novo endereço no Lago Norte.

A manhã estava resplandecente, o calor se anunciava em seu verão máximo. Do lado de fora não evidenciei nada exótico além de um adesivo chamativo fixado no vidro traseiro: “Por favor, não bata a porta”. Ou “Não bata a porta, por favor”. A memória dos ocorridos não está mais tão fresca.

Dentro, percebi estar num dos automóveis mais detonados que já entrei, ainda mais para um Uber. O assento rasgado, cinto de segurança meio enguiçado. Carruagem mequetrefe, meio bamba.

O motorista tinha um jeitão Robert DeNiro/Travis Bickle, o taxista doentio de Taxi Driver. A manga comprida de sua camiseta cobria apenas o braço exposto à maior insolação do sol, no lado esquerdo. Mau-encarado, silencioso, focado. A mão direita sempre na marcha. Cabelos tensos e rentes à cabeça. Bom-dia e só. Como dizem os portugueses, “não estava ali a brincar”. Na rádio, CBN.

Pode ter sido cisma minha, mas achei que ele não gostou nada do meu destino final: Superior Tribunal de Justiça. Tive a impressão de que ele bem poderia ser um daqueles bolsonaristas do 8 de janeiro. Sim, um dos inúmeros não identificados que destruíram o plenário do STF. Senti que ele de repente estava a fim de acabar comigo também. Que me observava pelo retrovisor.

“Parasitas do Judiciário, inúteis”, passava-lhe nas caraminholas. Eu olhava o adesivo passivo-agressivo no vidro ao meu lado e pensava em saltar do carro num movimento Hollywood. Nesse caso, era bom que o veículo fosse um daqueles totalmente manuais, manivelas e maçanetas.

Ou seria tudo obra da minha consciência pesada de servidora pública de ar-condicionado, almofadinha, julgando pelas aparências, coisa feia. Chegamos, enfim, ufa! Desci aliviada. Tentei não bater a fucking porta. Falhei.

O motorista C. não poderia ser mais antagônico ao vivenciado durante a manhã. O carro dele reluzia. Era azul metálico “não uso espelho para me pentear”. Entrei e tudo estava impecável ou ainda mais no interior. Lustroso, perfumado, certamente mais limpo do que a minha casa. Gente, era até constrangedor. E se um fio de cabelo meu caísse por ali? Meus botões pensaram em como era possível manter todo aquele asseio ao fim de um dia de trabalho. Ele aspirava o carro entre um cliente e outro, sem dúvida. Na rádio, Antena 1.

C. seguia à perfeição as palestras de coach que provavelmente ouvia. Dress code, Ok. Simpatia de giz, OK. Gentileza programada, OK. Focado para o sucesso, OK. Senti-me uma verdadeira beldade recatada, segura e protegida a caminho do lar doce lar.

Ao fim da viagem, me estendeu o seu cartão como se beijasse minhas luvas Jane Austen e me convidasse para a próxima dança no baile do palácio. Quem não gosta de ser Cinderela por meia hora que me julgue.

O rapaz que beirava a idade do meu filho, 20 anos, usava bermuda. “Não tinha medo da perna cabeluda”. Tatuagens tomavam todo o seu braço direito. Não vi se estava de chinelo, o Uber T. Dirigia displicente e bruscamente. Por isso, e somente por isso, T. decidiu pegar várias tesourinhas a fim de que eu chacoalhasse num brinquedo de parque de diversões. Sim, ele se divertia. Sádico? O carro e o motorista eram modelo econômico. A grana das corridas para pagar a facul. Aposto. No rádio, Transamérica.

Começou a chuviscar e ele não se importou em perguntar se eu queria ou não que ele levantasse o vidro da frente, escancarado conforme os outros três. Fiquei ali tomando respingos, me lembrando que ser jovem autocentrado é o melhor dos mundos.




Comentários

  1. Adorei, suas aventuras sempre muito boas, viajei com você, que delícia, adorei o motorista número 2.😍😘

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho tido muito pouca ou nenhuma paciência para ler textos na internet…mas minha amiga e escritora preferida?!! ah como não ler e se deliciar e continuar querendo ouvir mais ainda…o que aconteceu depois?? .sempre assim, um gostinho de quero mais😃parabéns Lu💜
    Cynthia 🙏

    ResponderExcluir
  3. Voto no 2 👍🏻
    🤣🤣🤣

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  4. Andei de uber com vc lkkkkkk
    Tem uns q dao medinho mesmo.

    Isa Frantz

    ResponderExcluir
  5. Ameiiiiiiiii, Lu! Ando muito de uber. Cada um é um mundo diferente.
    Carros terríveis e outros lindos. Sempre elogio qdo o carro é bonito. Eles gostam. Ja entro falando, Que carro lindo!!!
    E às vezes tenho coragem de perguntar....que carro que é?
    Vc arrasou, amiga.

    Ana Cecília

    ResponderExcluir
  6. Deu a impressão da gente estar embarcando junto. Fui de passageira também, imaginando as cenas, ali, quando ocorreram. Uma vez, no Rio, peguei um Uber que o motorista tagarelava do início ao fim da corrida, o som do carro alto e o ar condicionado um frigorífico. Que agonia. Pedi pra diminuir tudo porque a viagem seria longa. Pra cortar a conversa é que foi complicado. Jovens… kkkk sufoco 😅🫣

    ResponderExcluir
  7. Delícia de texto. Outro dia peguei um uber e o cara super compenetrado sintonizava a rádio ou programa da Igreja Universal do Reino de Deus. Imagina os sermões. Rsss

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto! Meu novo mantra: "O insólito está sempre lado a lado com a gente, ainda que morramos de tédio" rsrs. Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! 😻💗 O jeito de contar me fez lembrar dos contos do Stephen King.

    Douglas Hilário da Cruz

    ResponderExcluir
  10. Adorei, Luciana! 😂

    Júlia Beckman

    ResponderExcluir
  11. Que crônica DELICIOSA!

    Luciana Barreto

    ResponderExcluir
  12. Gostoso ler assim!

    Beth Fernandes

    ResponderExcluir
  13. Eu!! Delícia de crônica, Lu.

    Maria Félix Fontele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos