Presentim de Natal


"Disfarço de excesso
tudo que me falta"
(Fabiana Motta)

Menina que junta os retalhos da paternidade perdida antes da linguagem, qualquer fiapo serve de alinhavo para a fabricação das memórias tão caras e tão fartas a tantos. Imagino se não é por isso que escrevo em desmedida, para compensar o que me foi negado pela ausência de palavras, de convívio com uma mãe antes da viuvez, com irmãos ainda em tenra idade, como uma família convencional, pois essa normalidade faz bem, torna o caminho menos turvo.

A prima Tiana, belo apelido para a neta batizada com o nome da avó Sebastiana, também morta antes do seu nascimento, antes do meu e de todos os netos, há muito queria me contar uma lembrança. Eis que o tempo se configurou para ser agora, nas nossas meia-idades.

“Prima, seu pai colocou todo mundo na kombi, a gente ia para Trindade, a tia Maria grávida de você, com um barrigão já. Ele colocava a gente pra cantar, tio Rondon gostava de cantar. A música era uma tal de Pena Verde, “pena verde, no chapéu”... Lá pelas tantas, um bicho atravessou a rodovia e seu pai deu aquele freadão. A tia caiu do banco no assoalho, mas levantou, passou a mão na barriga e disse que tava tudo bem. Seguimos viagem”.

A infância na década de 1970 era realmente hardcore. Protegida pela fortaleza de dona Maria, mulher-útero de seis, não nasci antes da hora, mas talvez alguma fagulha de insensatez e de ânsias por emoções repentinas tenham sido ali gravadas, no lobo límbico.

A menina segue em busca de si mesma, preenchida um bocadinho mais.

P.S.: Tiana esta de vestido florido.


Quem ficou curioso para ouvir a canção, tá aqui ó:

https://www.youtube.com/watch?v=opeknNOYvlM

Comentários

  1. ahhh que lembrança linda! Acho que o útero protegeu bem protegido.

    Bianca Duqueviz

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Lu! Enlevo total!!!

    ResponderExcluir
  3. Genial essa tua procura do passado ❤

    Cristina

    ResponderExcluir
  4. Amei ! Texto lindo e escolha das palavras sublime 🌷🌷
    Lembrança de infância em família é a coisa mais rica que podemos ter . Agradeço a Deus pois tenho várias ❤️❤️🌷💋

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  5. Que belezura de encontro 🌹So faltou a Divina, Teresa e Ambrosina💕

    ResponderExcluir
  6. Aí Lú adorei, também viajava de Kombi, só que papai tinha um fusquinha, a Kombi era do meu avô materno, ele vinha todo início de férias com o motorista Germano, (que ensinou as Guedes dirigirem), buscar os netos para as férias no Barretão.
    Era uma aventura.
    Papai também nos colocava para cantarmos, as viagens eram uma aventura. Adorei suas recordações, sempre refrescam as minhas.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto muito bem elaborado próprio de uma escritora parabens minha sobrinha!!✌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Horizonte de Eventos