Divagações em sol maior

A música de Villa-Lobos é cachoeira, passarada, é céu azul em sol nascente, é noite de lua nova e  estrelas, é floresta e cerrado, é princípio sem fim de um enorme desejo de encontrar no canto a nossa redenção.
Fabiano Canosa

Passei dez dias no eixo Rio e São Paulo. Foi a segunda vez que curti esta experiência: sair de Sampa rumo à cidade maravilhosa. É interessante enxergar as diferenças gritantes entre as duas maiores metrópoles brasileiras, pois elas ultrapassam, é óbvio, as paisagens urbanas diversas de cada uma. Acho que a praia dá mesmo uma leveza ao Rio que é impossível encontrar em São Paulo.

Em compensação, não encontramos em São Paulo tanta gente disposta a passar a perna na gente quanto no Rio. Xi, agora ferrou! Os cariocas vão me linchar em praça pública. E olha que eu nem uso minissaia e não existe filminho de transa minha circulando na internet (eu acho), ou seja, ainda posso ser considerada uma moça de “boa família”.

Mas a malemolência do Rio realmente frustra. Mostra na prática o quanto estamos longe de experimentar uma sociedade civilizada. Aquela galera toda ao sol e ao luar explorando os turistas incautos sem a menor piedade me dá nos nervos. Adoro o Rio. Não sou paulista. Mas em Sampa nenhum taxista vem na maior cara de pau falar que só te leva do Corcovado à Lagoa Rodrigo de Freitas por 40 reais. Que palhaçada é essa? Coitado dos estrangeiros que correm o risco de serem roubados: violentamente ou não. Com a Copa e as Olimpíadas chegando, fica o pânico: vai valer a pena?

E o preço do bondinho para chegar ao Cristo? R$36,00 reais por pessoa!!! Isso é muita covardia. Tudo bem que o Redentor é demais, um lugar abençoado por Deus e bonito por natureza, todavia, é extorsão. Sem mencionar os grupinhos de pagode que abordam quem quer curtir a praia de dez em dez segundos na esperança de uns trocados constrangidos. Agora mais essa: pagode instantâneo. Não pediu, tocou.

Eu sei que São Paulo não é turística como o Rio, mas confesso que me sinto menos otária andando nas ruas paulistanas. Na cidade maravilhosa, todo mundo parece a fim de ser mais esperto que você. E o mais engraçado: não são. E esta não parece ser uma impressão só minha. Reclamava com uma amiga sobre isso na parada de ônibus no Cosme Velho e uma turma de mulheres turistas entrou na conversa para aderir ao coro: “pois é, aqui ninguém dá informação direito para a gente”.

Eu que o diga. Meu objetivo era alcançar a exposição Viva Villa! montada no prédio do Arquivo Nacional. Seguindo as orientações básicas da minha anfitriã do bairro de Botafogo, peguei o metrô e desci na estação da Central do Brasil. Chegando lá, pensei com os botões do meu casaquinho: agora é só perguntar pro guarda e pronto.

Dois guardas municipais, três policiais numa cabine suja, um sargento e uma primeira-tenente depois eu obtive a resposta: o Arquivo Nacional ficava do outro lado da avenida Getúlio Vargas, ali, ao lado do Campo de Santana (uma praça gigante e majestosamente verde, repletas de cotias, pavões e outros bichanos bem no centrão do Rio. Deslumbre!). Ou seja, praticamente na cara daqueles profissionais que trabalham nas redondezas todos os dias e não souberam me dizer com a preguiça e “exxxperteza” indolente típicas.

Pelo menos a exposição celebrando os cinquenta anos de morte do compositor Villa-Lobos é impecável. Vale qualquer percalço. Tuhu, apelido que ele tinha - porque gostava de imitar os apitos das composições, é Brasil total. Um gênio que abraça “o trenzinho que temos no coração”, como bem definiu o curador da mostra, Fabiano Canosa.

Dentro do prédio do Arquivo, uma herança também magnífica da nossa História, foi montada uma composição completa, com cinco vagões: Sertão, Paris, Brasil, Floresta Amazônica e América. Todas as influências e as referências de Villa-Lobos estavam ali resumidas. As cidades em que viveu, os lugares que o consagrou e as músicas que compôs sendo executadas enquanto imagens de um Rio de Janeiro grandioso e romântico e toda a efervescência das décadas de 1920 e 1930 no mundo eram projetadas, nos levando àquele cenário propício para o desabrochar de talentos vulcânicos como o de Heitor Villa-Lobos.

Voltei a chorar ouvindo Trenzinho do Caipira porque esta melodia levanta os mortos. Ela aqueceu meu espírito sorumbático quando, num estacionamento vazio e gelado no subúrbio de Nova Iorque, o locutor da rádio de música clássica anunciou em inglês perfeito: “Now, Trenzinho do Caipira by Heitor Villa-Lobos”. Quase tive uma sincope. Ali, tão longe do meu país, num inverno de lascar, ser presenteada com a brasilidade de Tuhu era curativo, unguento para o banzo.

“O pequeno boêmio do violão” ganhou homenagem digna de sua genialidade. Se forem ao Rio até dezembro, não percam! No domingo que vem, conto mais das minhas peripécias sãopaulinascariocas. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos