Coisas da vida


Tem coisa que só acontece comigo. Afirmação carregada de estrelismo de uma ascendente em Leão. Reformulemos. Tem coisas que acontecem com muita gente, mas nem todas elas percebem a “graça gratuita das nuvens” nelas contidas. Não melhorou muito em arrogância. Hahaha.

Acabei de ler a coluna da Bia Braune, na Folha de SP, e fiquei morrendo de inveja dela porque, além de escrever colunas para a Folha, ainda encontrou um caderno mágico de 1922, com memórias de uma tal Glorinha, na caçamba de entulhos na sua rua.

Na caçamba da reforma da minha futura casa só encontro entulho mesmo. Sacos de cimento vazios, pedaços de tubulações, plásticos vários e galhos podados de um jardim confuso. A maioria destes resíduos são jogados ali pela pessoa aqui, inclusive, uma vez que os pedreiros parecem não ligar para a bagunça ao redor. Vão deixando o rastro de destruição se acumular, o que para mim, detentora de um certo TOC, causa agonia exasperante.

Mas, deixemos os pedregulhos e falemos de fatos intrigantes. Eis que estou voltando da comercial meio na pressa quando, ao atravessar a rua, ouço um grito. O grito não era específico, era um grito tipo Ei, você! Ei! Vinha de um carro que parava logo à frente, na entrada da minha superquadra. Estava atrasadíssima para o velório do meu cunhado. A vida é isso: velórios, nascimentos e pessoas gritando ei no meio do caminho (sem falar das pedras e dos entulhos).

Quis ignorar, mas a mulher já abria a porta do veículo e acenava para mim. De longe eu não reconheci, não enxergo nada direito àquela distância, mesmo com os óculos. Estava apressada, entristecida e chateada por não ter conseguido encontrar o saco de bombons para levar doçura aos presentes na capela do cemitério, diante da secura de uma despedida final.

Ela meio que correu ao meu encalço, olha, desculpa, esqueci seu nome. Era uma das moradoras do bloco D, o bloco vizinho. Também não me lembrava do nome dela, mas sabia que era mãe da Laura, a garota loira que costumava brincar com o meu filho mais velho quando eram pequenos.

Sabe o que é, virei síndica do meu bloco e, numa vistoria no quarto onde ficam várias coisas do condomínio, encontrei um álbum de fotografias que está lá faz tempo. Os porteiros disseram que tentaram descobrir de quem era e já haviam perguntado para todo mundo e tal. Tudo em vão. Quando eu vi as fotos percebi que eram suas. Posso deixar na portaria do seu prédio mais tarde?

Gente, como é que um álbum de fotos minhas foi parar no quarto da bagunça de outro bloco? Que fotos seriam estas? Meu Deus, que tipo de fotos seriam essas? Bizarro. Assustador. Maluco.

O sábado transcorreu pesaroso e apenas no domingo ouvi o interfone: olá, dona Luciana, a senhora Cláudia do bloco D deixou um álbum de fotos para a senhora aqui na portaria. Desci correndo.

Eram fotos de 2004, estava grávida do Tomás, o amigo da Laura na infância. Barrigão de terceiro trimestre sob um vestido que eu gostava bastante. Os cliques mostravam o casal de amigos Evelyn, Rob e a pequena Evelina (moradores de Nova Iorque) na chácara de uma de minhas irmãs. Era a primeira vez deles em Brasília. Mamãe vivia e sorria com todos os seus dentões parecidos com os meus. Neste dia, ela preparou uma rabada inesquecível. Rob não conhecia a iguaria e quase passou mal de tanto comer o “oxtail? Unbelievable!”.

Havia, também, registros da minha barriga na cachoeira da fazenda dos meus pais, um pouco antes do Lago Corumbá IV encobri-la de nossa convivência para sempre. Uma tragédia.

Como este álbum foi parar lá embaixo? Como ficou esquecido por tanto tempo? E se fossem nudes? Hahaha. A história teve um final feliz, mas permanece o mistério de seu início.

Estas coisas acontecem com vocês?


Comentários

  1. Loucuras do universo, brincando de esconde com a gente. Foto linda, com sorrisos magicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal as surpresas agradáveis da vida.

      Excluir
  2. Luciana, que fantástico!!
    O "re-aparecimento" do seu álbum de fotos!!
    Como pode?
    Esse episódio merece uma investigação histórica!!

    Paulo Magno

    ResponderExcluir
  3. Lu, amei a foto e o sorrisos.
    A Tia sempre com essa luz a sair da boca, né?
    Beijos
    Menina, cara de moleca.

    Fabíola Taveira

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso recuperar uma preciosidade dessas 😍

    Mônica Ramos Emery

    ResponderExcluir
  5. Que "doidera", tudo isso!!
    Mas resgatar ou melhor, receber, de bandeja, esse álbum do "além", realmente um acontecimento raro e gratificante...

    ResponderExcluir
  6. A foto é de fato, linda, especial!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a Evelyn, a amiga nas fotos do álbum encontrado. Luciana! Que loucura boa! Que será que o universo está tentando dizer para a gente?

    ResponderExcluir
  8. Que história Lu! Adorei!😘

    Maria de Fátima Venceslau

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa história.
    Algumas coisas só acontecem com a gente mesmo. Cada um com as histórias peculiares que lhes cabem.

    Priscila Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana prima querida. Jesus é maravilhoso o tempo todo. Memórias para serem guardadas para serem revistas com amor e alegrias…
      Vamilda.😘😘😘

      Excluir
  11. Oi Vizinha!

    Acabei de ler o seu texto e queria compartilhar como ele me tocou. Ri muito com suas histórias e a maneira engraçada como você descreveu essas situações únicas (ou nem tão únicas assim, haha!). Me trouxe uma alegria gostosa, mas também uma sensação saudosista de tempos passados, especialmente ao falar das lembranças esquecidas.

    Senti uma espécie de nostalgia ao ler sobre o álbum de fotos perdido e encontrado, como se ele guardasse não apenas memórias suas, mas também de momentos que eu vivi de forma parecida. Talvez seja o clima friozinho de Brasília hoje que temperou esse mix de sentimentos em mim, mas só sei que sua escrita tem essa magia de resgatar emoções adormecidas.

    Obrigada por compartilhar algo tão pessoal e divertido. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Mds, realmente um mistério de como essas fotos foram parar no bloco vizinho kkkkk!
    O seu sorriso parece muito com o da vovó mesmo! ❤️

    Renata Assunção

    ResponderExcluir
  13. Adorei a história, hahah e se fosse nudes🫣🤭😂, mas a pergunta que não quer calar… como esse álbum foi parar lá? E vc que ama fotos, não sentiu falta dele?🤔
    Mistério…

    ResponderExcluir
  14. Hahaha e se fosse nudes?!🤭
    Adorei, mas a pergunta que não quer calar… como esse álbum foi parar lá? E vc que ama fotos, não sentiu falta dele?🤔
    Mistério…

    Djelaine Castro

    ResponderExcluir
  15. Massa, gostei da história!

    André Torres

    ResponderExcluir
  16. Apesar de misterioso, muito legal, Lu!

    ResponderExcluir
  17. Que coisas da vida, hein, Lú! Que a surpresa boa do reencontro das fotos. Que ele acalente o dia triste da despedida. Que sua irmã e sobrinhos sejam aparados por Deus. Texto leve, delicioso de ler.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeiii 🤩🤩🤩🤩
    Fiquei chateada com o afogamento da fazenda. Já escreveu sobre isso? A casa onde passei a infância virou uma Droga Raia. Ou seja , a antiga só existe nas fotos e na minha cabeça. Que louco isso... Só existe enquanto eu me lembrar dela 🤨
    Beijinhos e aguardo mais textos 🥰🥰´

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  19. Uauuu Lu que louco…mistério!!!isso dá até um filme O álbum perdido ou esquecido 😂😂😂
    Cynthia

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Adorei essa história! Deve ter sido uma mistura de sentimentos esse reencontro com um pedaço do passado...

    Márcia Renault

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu agira tô vendo realmente os misterios fazem isso mesmo com as pessoas?!obrigada irmã

    ResponderExcluir
  23. Que história linda, Lu! Lembrei e senti saudade de sua mãe.

    Virgínia

    ResponderExcluir
  24. Que delícia de história!
    E quem não tem uma para contar?

    Tania Benn

    ResponderExcluir
  25. Lu, que história, hein? Deliciosa!
    Comigo aconteceu algo do gênero. Quando eu era criança, minha mãe numa daquelas limpas que fazia na casa, doou meu livro "O Pequeno Príncipe" com linda dedicatória da minha tia e tudo. Sem dó. Fiquei magoadíssima. Eis que, quase 20 anos depois, estava eu trabalhando em uma biblioteca quando recebo uma caixa de doações. E quem estava lá? Meu livro de infância, são e salvo. Desde então, ele pertence ao acervo daquela biblioteca cheia de recordações e simbologia pra mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos