A vida (como ela não deve ser ) em dois episódios



As camisas da seleção de futebol tremulam ao lado das bandeiras, nas entradas de várias superquadras, as esquinas de Brasília. Domingo quente, falta chuva e já é outubro. O dia estala.

Tem esse modelo em azul, tamanho P adulto? As amarelas, neste momento, estão fora de questão.

Tem, sim. Eu também sou Lula. Meu marido é bolsonarista, mas eu fui votar no primeiro turno de camisa vermelha e disse: Você tem de me respeitar!

Que bom ouvir isso! Meus filhos já gostaram de vestir a camisa Canarinho, mas agora não querem ser confundidos com bolsominions. Triste um país refém de símbolos nacionais sequestrados por facções criminosas.

Pois é, como ser Bolsonaro? Eu sou enfermeira em Santa Maria e, na pandemia, tudo o que eu fazia era baixar corpos. A gente trabalhava sem condições, sem material de segurança. Num único dia eu baixei 20 corpos, 20 corpos. E ele vim falar que era gripezinha? Não dá!




Domingo de novo. Agora nublado, úmido, grávido de expectativas densas. O caçula me acorda de um soneca vespertina para pedir que eu tire uma foto dele com a amada clarineta nas redondezas da Igrejinha da 108 Sul. Preciso fazer um cartaz para o fim do semestre na Escola de Música, explica.

A família resolve se engajar no programa e os cinco aportam na placidez de um fim de tarde na vizinhança da quadra-modelo de Brasília.

Começamos a clicar o exigente clarinetista em diversos enquadramentos. Alguns turistas brincam com Frida e se deixam registrar em frente ao icônico painel de azulejos azuis e brancos de Athos Bulcão.

Um agradável silêncio envolve os gestos. Há uma leveza pouco comum neste mês de tantas angústias.

De repente, uma kombi divertida passa em frente à praça e quebra a serenidade do momento tocando jingles de Lula. O som não era invasivo ao ponto de incomodar e o automóvel já seguia sua rota, quando um senhor vem de dentro da pequena nave da Nossa Senhora de Fátima aos berros, vociferante, descontrolado, patético, esdrúxulo, a gritar: Vagabundos, não querem trabalhar, só viver de bolsa-família!!! Ladrões! Vocês estão fazendo lavagem cerebral nas escolas! Vagabundos!!!

Os presentes paralisam diante de uma imagem tão grotesca. Meu coração pulou de susto; Frida se encolheu, apavorada. Tenho certeza de que se aquele bolsonarista bárbaro (redundância?) tivesse um fuzil ou uma granada, teria atentado contra a Kombi.

Comentários

  1. Eles passarão e nós passarinho ❣️

    ResponderExcluir
  2. Rosinha a anônima aí de cima 👆🏻 :))

    ResponderExcluir
  3. Amiga, é atroz a ignorância e a agressividade dos bolsonaristas! Estávamos na carreata domingo quando um cara de amarelo passeando com o cachorro tenta agarrar a bandeira vermelha do carro da frente, depois vai no motorista (ou da motorista, não consegui ver) do carro de trás e começa a agredi-lo! Parou quando Mário desceu do carro mandando ele parar. Aí quando Mário entrou no carro, ele voltou lá, Mário saiu de novo, ele parou e voltou pra calçada. Um cara de cabelo branco fazendo um papel desses. A boçalidade grassa, infelizmente. Deus queira que passemos dessa fase logo!

    ResponderExcluir
  4. Estou em Pânico de viver mais 4 anos dessa distopia. Também sei que não vão sumir num estalar de dedos, mas enfim que gentinha desnecessária.

    ResponderExcluir
  5. Tava escrito”os loucos proliferarão “🤪😜terror!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Querida Luciana.
    Vamos lá!!
    Eleger Lula!!
    Creio mesmo que seja possível que esse episódio com o Roberto Jefferson tenha uma repercussão negativa para o Bolsonaro, e ajude o Lula. Tomara...
    Mas aqui em Pirassununga, fica até difícil vc dizer que não é bolsonarista.

    Paulo
    Tomara que dê tudo certo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. O fim da escuridão está próximo. Segunda-feira irá raiar um novo dia, de esperança e muito trabalho pela frente, para consertar todo o estrago.

    Tania Benn

    ResponderExcluir
  8. Tempos difíceis demais, Lu.
    Mais uma semana… e espero que tenhamos um bom resultado no domingo.

    Karol Simões

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, adorei! Você é a segunda pessoa hoje que me conta de gritos de bolsominions contra o PT. Tudo vai dar certo. Amanhã teremosum eclipse, dizem que é favorável ao Lula.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  10. Tenho a mesmíssima sensação ao cruzar com este tipo de gente na rua. Letícia me disse outro dia que as colegas quase a engoliram quando ela disse que ninguém na casa dela votaria no Bozo. Tá difícil viu. Mas vai acabar. Dia 30 acaba. Estou aqui ansiosa de como será o dia inteiro de trabalho para nós. Mas à noite vou tomar todas para comemorar!

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  11. nem precisa me convencer... mas existe tanta gente doida, mau caráter e outros adjetivos pouco republicanos... A coisa está apertada, mas acho que o 13 vai vencer.

    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  12. Sem medo de ser feliz!

    Regina

    ResponderExcluir
  13. É bem desse jeito mesmo!!🙏domingo vamos ser maioria!

    Annie

    ResponderExcluir
  14. Essa ideologia é a personificação do ódio em todos os sentidos? Estamos à beira da barbárie!
    Que amanhã estejamos salvos!
    Mesmo assim, ainda teremos que conviver e desfazer esse assalto de violência e desumanidade que tomou o país. Triste isso! Estamos involuindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos