Juno


1º de Junho

Hoje não vou passar horas tentando lhe encontrar para lhe dar os parabéns.

Hoje não vou ouvir: batuta? E receber o apertado aperto de suas mãos calosas.

Hoje não vou lhe ver com o bat chapéu meio amassado, surrado. E aquela cara de sonso, olhos moles como os meus, peixe-morto. Você está morto.

Às vezes penso que não. Que foi pescar lá para os confins da represa. Que se embrenhou no cadiquim de cerrado nativo que sobrou na fazenda onde passou a adolescência na minha infância.

Você varava os corpos das caranguejeiras como se as estudasse.

Depois veio a fase de caçar codornas, os perdigueiros, a simbiose com a casa do morro, cada dia mais rural, ogro, diáfano.

É por isso que é bom achar que você ainda está lá, vagando pelos ermos como um curupira a zelar pelo que ainda resta de selvagem em nós.

Hoje pela manhã assisti a alguns minutos das quartas de final de Roland Garros, só para que você conferisse, pelos meus olhos, o esporte que tantas vezes vimos juntos, que você me ensinou a gostar.

Hoje eu coloquei minha camisa de flores, girassóis, para lhe presentear. Irmão torto, irmão ogro, canhoto como eu. Você foi o meu sol, farol numa infância rural e divertida. Reverencio nossas memórias fraternais. Feliz Aniversário, Edu!




5 de Junho


"E ainda me atrevo a amar/ o som da luz em uma hora morta/ 
a cor do tempo em um muro abandonado"
(Alejandra Pizarnik)


Amarelada hora

pastoral...

Os querubins recolhem as asas

as árvores despedem-se de mais um dia

[raízes contraídas para o repouso da seiva

enquanto as nuvens resguardam os derradeiros calores do sol.

Aproxima-se a noite longa e fria:

outono beira o inverno,

seco de umidade.

A linha do horizonte se perde entre o céu de terra vermelha e o mar 

ocre.




Comentários

  1. Muito lindo seus textos Lulu 👌👏♥️🌹💋

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto, Luciana! Já tinha lido, sem nem tempo de lhe dizer!
    E que irmão danado - desses que devolvem pra cá, assim que chegam lá!

    Lunde

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto tanto dos seus poemas!!!! A carta para seu irmão eu tinha lido no face!

    Bianca Duqueviz

    ResponderExcluir
  4. Aqueceu o coração.

    Re Osório

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo!

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!

    Ângela Sollberger

    ResponderExcluir
  7. Lindo, Lu!

    Clarice Veras

    ResponderExcluir
  8. Texto lido e lindo!

    Paula Mello

    ResponderExcluir
  9. Excelentes textos como sempre sucesso e carinho ❤ Maria Helena
    Andrade

    ResponderExcluir
  10. Lindo demais, Lulu. Emocionada aqui. Sim, o Edu está logo ali: na terceira margem do rio.

    ResponderExcluir
  11. Chorei! Amei!

    Tania Benn

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos