Persistência



Obra de Tatiana Clauzet


Um homem cospe no chão em Brasília e

a guerra estoura na Ucrânia.

Efeito da anacrônica borboleta macho

Quando o planeta será fêmea?

Yang não é amor-perfeito,

todavia mais flexível,

afeito à via do meio.

Preferia a cidade vazia, debaixo de pés solitários,

silente ao escrutínio das minhas incursões.

Agora reaprendo a compartilhá-la com quem cospe no chão,

faz xixi de frente ao muro,

caminha com máscaras no queixo,

deambula como pombos sem ninho.

Os homens são intrinsecamente sós.

Guerreiam contra seus demônios nos embates da masculinidade.

Às mulheres nos cabem a persistência

(alfabetizar os alfas)

na cartilha gregária da existência.



Comentários

  1. Maravilhoso!!!! e eu que nem sabia o que era misandria…e me reconheci!

    Cynthia Chayb

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu recebi ainda agorinha uma foto lá da India e perguntei para minha amiga se ela queria ir comigo...
    E a gente falou sobre viver nesta comunidade sem homens por alguma tempo.. rsrs.. Ai vem você com suas palavras pinçadas e transformando tudo em poesia! Quero este mundo mais feminino!

    Bianca Duqueviz

    ResponderExcluir
  3. Verdade Lu, não é só Brasília. Me solidarizo ao seu sentimento, belo texto.

    Renata Assumpçāo

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de arte poética, nua e crua assim como fazia João Cabral de Melo Neto em seus poemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, agora me senti poderosa demais!!! Não mereço tamanha comparação! Agradeço, dear Fênix!

      Excluir
  5. Impressionante como vc coloca as palavras de um jeito que vira poesia Gostei.

    Leila Cruz

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda!
    Impactante!

    Talita

    ResponderExcluir
  7. Solidão intrínseca? Será? Sou tão gregário... ;)

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  8. Quando o planeta será fêmea? Que potente essa questão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos