Absoluta Adele






Neva torrencialmente. Nesses últimos dias, vi alguns filmes, a maioria sem menção de nota, pois prometi a mim mesma que não assistiria a nada que me fizesse amolecer o coração, uma vez que já estou vivendo no limite emocional.

Por outro lado, resolvi seguir minha longa lista de filmes da Netflix e o do pôster acima estava em primeiro lugar. Pouco sabia sobre ele, além de ter dois atores que curto nos papéis principais. Qual não foi a minha surpresa ao acompanhar o desenrolar da história do quadro "Portrait of Adele Bloch-Bauer"!!!

Admiro as pinturas de Klimt. A menos de um mês, fiz a irmã Marilena enfrentar fila de meia hora no frio para prestigiar o penúltimo dia de exposição de dez obras dele na Neue Gallery (de arte alemã e austríaca), localizada num deslumbrante casarão da Quinta Avenida, próxima ao Metropolitan Museum of Art.

Entre primorosos quadros retratando mulheres enigmáticas, ele reluz divinal. É hipnótico o retrato de Adele. Quem teria sido aquela mulher fenomenal? O filme conta um bocadinho.

Agora preciso voltar à Neue Gallery. Apreciar a Monalisa da Áustria com outros olhos. Aquela mulher existiu. Sofreu, amou, sorriu e morreu no auge, mas, felizmente, antes de ver os horrores que o nazismo produziu na Europa. Seu retrato foi roubado da família, como estimam os estudiosos, mais de cem mil obras pertencentes aos judeus. 

Todavia, essa história nefasta foi trazida à luz num processo judicial sem precedentes (o filme conta um bocadinho). E hoje "Portrait of Adele Bloch-Bauer" deixou de ser "Woman in Gold", nome utilizado para lhe destituir a personalidade. Adele reina absoluta e eterna na parede da Neue, esperando que você não apreenda apenas lições da Arte, mas também, da História.



Comentários

  1. Caramba! Sentei agorinha e pensei : vou procurar um filme no Netflix... Pronto meus problemas nem começaram! Valeu Lu! Confio muito nas suas dicas, sensibilidade e inteligência. Obrigada amiga. Bjs.

    Márcia Renault

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais!

    Mônica Ramos

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Klimt tb!!!

    Mario Andrade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos