Tangente





Vaidade besta que eu nutro é ser parecidinha com a Clarice Lispector. Fisicamente, vamos explicar. E talvez na personalidade. A segunda pessoa que me chamou a atenção para esse fato foi um dono de sebo lá na Praça da República (São Paulo) no longínquo ano de 1993. A primeira pessoa quem me afirmou: “você se parece com a Clarice Lispector” foi o amigo que me apresentou ao tal dono do sebo, figura gente boa que acabou publicando um textinho de minha autoria sobre Mario Quintana num jornaleco obscuro da Pauliceia. 

Depois que os dois me falaram dessa sutil conexão com uma das mais instigantes escritoras mundiais, comecei a prestar mais atenção e vestir a camisa da parecença. Aquele jeito meio soberbo da Clarice, cara de poucos amigos: admito que tenho. O tropeço na fala dos encontros entre TRs e DRs: também. 

O hermetismo de alma, dois filhos homens, o gosto pela solidão, a insônia crônica, o amor pelo mar... Tanto em comum que eu poderia, do dia pra noite, começar a escrever como ela #sóquenão. Bem, pelo menos eu não fumo loucamente e espero não sucumbir ao câncer no auge da vitalidade. Isso não! 

E aí a Beth Goulart (que também deve ter uma vaidade besta danada por ser parecida com a Clarice) resolveu encarnar a diva da literatura nacional nos palcos há algum tempo. Não à toa já haviam me cantado que me pareço com a Beth Goulart (mas prefiro ser a cara da Clarice, vou logo esclarecendo). 

Claro que fui conferir a peça, excelente, por sinal. Confesso que me deu certa gastura acompanhar aquela impostora de Luciana ao quadrado (Clarice e Beth) no palco. Até minha irmã - eterna morta de ciúmes porque deixou de ser caçula quando nasci – assistiu à montagem e deu o braço a torcer: “Esquisito, parecia que estava vendo você na minha frente o tempo todo!” 

E para fechar a minha tese sobre sósias, não é que estou lendo uma crônica da Clarice no banheiro e ela me vem com a história de gostar de Direito Penal? Só me faltava essa! Eu também, sô! Somos gêmeas siamesas separadas na maternidade!!!! 

"San Tiago Dantas uma vez disse que não resistia à curiosidade e perguntou-me o que afinal eu fora fazer num curso de Direito. Respondi-lhe que Direito Penal me interessava. Retrucou: "Ah, bem, logo adivinhei. Você se interessou pela parte literária do Direito. Quem é jurista mesmo gosta é de Direito Civil".

Nessa altura do campeonato, você e toda torcida brasileira no mundial já se convenceram de que eu pareço a Clarice. E daí? Daí que eu tô com medo de gente sair da Copa amanhã, da Argentina levar a taça no Brasil e dos meus filhos sofrerem a primeira decepção amorosa da vida deles. Sendo assim, precisava tapar o sol com a peneira, tá bom? 



Comentários

  1. Mas menina, não é mesmo que vc é a cara da Clarice?
    Tô nervosa pelo jogo, vamos ter fé, rezar, meditar, acender vela, ficar na postura sobre a cabeça fazendo a respiração do fogo, tá valendo tudo.
    Vamos que vamos Brasil!!!
    bj.Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos