OkrA!









Hoje está chovendo a cântaros, mas a semana promete ser, enfim, mais quentinha. Minha vida: um dia gata borralheira; noutro Cinderela. Num momento, em Manhattan para conferir a nova montagem de La Traviata; no outro, guarda a louça e lava a roupa. 

Rotina de empregada doméstica mesclada com dia a dia de madame. É meio esquizô, mas é a vida de todo mundo por aqui. No Brasil é que a classe média é mal acostumada à beça. Fato.

27 de março. Aniversário de Dindinha, que já estaria para lá de centenária. Acordei pensando nela e com saudades das festinhas anuais com bolo de glacê verde no galpão da São Judas Tadeu. 

Na aula de pilates, o colega coroa que tem um irmão casado com uma brasileira (e mora em Sampa), fala de comidas baianas que provou e adorou. Justo hoje, no dia de Dindinha, a mais baiana das capixabas! 

Ele lembra da moqueca e de um tal de okra. E repete a palavra okra e tenta explicar do que se trata. Bernardo e eu demoramos para pescar... Enfim, sacamos: quiabo! O colega americano amou quiabo. Amou Caruru e uma espécie de farofinha que ele provou com quiabo "like dust", afirmou.

Eu detesto quiabo, porém Dindinha o reverenciava. Vire e mexe preparava Caruru e me obrigava a comer aquela coisa babenta feiosa. Quando eu ia à Bahia, sempre me encomendava camarão seco das feiras de Itapoã... 

Quiabo: verdinho como Dindinha, que só se vestia com a cor do manto de seu santo de devoção. Engraçado o colega americano falar de baianidades justo hoje, no aniversário da minha preta velha! Conexões telúricas são como bruxas: a gente não acredita nelas, mas que existem, existem!



Comentários

  1. Interessante Luciana!

    As lembranças da sua Dindinha, e as conexões dos elementos que levam a ela.

    O quiabo. Eu gosto!!

    Vida dupla: Empregada X Madame. É a vida!!

    Chuva: a primavera deve estar se apresentando.

    Um beijo,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Boa! Belo texto!

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida irmã. É impressionante como "do nada" , assim fala meu neto Caê, as lembranças e intervenções do além acontecem. A ausência é somente física. ..

    Marilena

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos