Uma vida de cão, só que não!

Apresentando Dodi!

O amor incondicional intriga e emociona. Intriga porque não tem explicação e apenas quem é capaz de experimentá-lo consegue entender os seus mistérios. Emociona, pois é a raiz de toda gentileza e solidariedade. E é assim, repleta desse sentimento que não cria expectativa e se alimenta de atitudes, é que a colega Maria de Fátima Venceslau, da Seção de Informações Processuais (Seinp), abraçou o compromisso (com a discrição típica dos altruístas) de salvar cães e gatos em situação de abandono ou risco. 

A brasiliense formada em Direito ingressou no STJ em 2002. Passou pelas áreas de distribuição, classificação de agravos, Sexta Turma, Corte especial, Seção de Documentos Administrativos e, há quase três meses, reforça o time da SJD. Fátima ou Fatinha conta que sempre foi apaixonada por animais: “Meu primeiro bichinho foi um cachorro, mas não tenho predileção. Gosto de todos, pois cada um tem seu jeito particular”. 

Modesta, a nossa protetora de animais confessa que gostaria de ajudar muito mais. “Faço na medida do possível, quando a situação é extrema. Já salvei alguns peludinhos por aí, mas não sei quantos não”, diz. 

E como funciona o trabalho abnegado de Fátima? “O primeiro passo é pegar o animal e levá-lo ao veterinário. Na hora das despesas, tenho que pedir a colaboração dos amigos mesmo, porque as contas ficam salgadas. Olha que eu choro, peço o máximo de desconto, explico a situação... O amigo Dudu (Eduardo Henrique, da Seção de Atendimento ao Cidadão – Seaci) já me ajudou muito nesse quesito. Depois, é correr atrás de um lar temporário para abrigar o bicho. Já recorri à ONG Proanima para me ajudar com as castrações e também com a divulgação de fotos para doação. Outra ferramenta que utilizo é o whatsapp, onde mobilizo outras pessoas que também gostam de animais”, explica.

“Coraçãodemãesemprecabemaisum...” - Muitas vezes, quem adota um bichinho de forma provisória acaba se apegando ao animal e, assim, o lar temporário se torna definitivo. Com a Fatinha é sempre assim: Os gatos Dodi e León e os cães Perninha e Fred se tornaram moradores da casa que ela compartilha com duas tias e um primo em Taguatinga. Atualmente, o lar dos Venceslau conta com três cães e três gatos, mas esse número já foi maior: quatro cães e seis gatos!

Relatos de resgates emocionantes não faltam à petit heroína de animais: “Alguns casos me tocaram muito, como o da Frida, cachorrinha idosa que jogaram na rua. Meu primo quem achou. Recolhemos, ficou abrigada um tempo na minha casa e depois arranjou um anjo que deu a ela os melhores dias de sua vida. Também tem o caso de uma labradora que vivia na estação do metrô perto do Park Shopping. Ela corria de nós toda vez que íamos pegá-la. Até que um dia conseguimos. Estava bem doente e debilitada, mas consegui um lar bacana para a bichinha”, relembra Fatinha, com lágrimas nos olhos. 

E você? Também experimenta o amor incondicional de alguma forma? Conte pra mim! E se quiser fazer parte da rede de solidariedade com os animais, posso passar o telefone dela, tá bom? 


Comentários

  1. Vida longa à Fátima e seu amor pelos bichos. Um amor pelo qual não pedimos, eles apenas nos amam independente de como somos. Trabalho lindo! Ajudo como e quando posso... Amém!

    Denize

    ResponderExcluir
  2. Amo muito esses seres peludos, meu amor por eles, por todos os animais, têm crescido a cada dia nesses 11 anos de convivência com a minha cachorrinha Shakti...aprendo tanto com ela, só quem tem sabe, é amor incondicional!
    Parabéns para Fatinha e todas as pessoas que agem a favor desses bichinhos tão queridos e indefesos...nobre atitude...eu ainda não alcancei este nível.
    bjs.Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. querida, Lu! Fazia tempo que não lia seu blog! Mas agora já estou com as energias carregadas! Você é admirável, inspiradora, cheia de energia!
    Uma ótima semana pra você!

    Geysa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos