Esse americanismo vale a pena imitar

Passei um ano e dois meses nos Estados Unidos. Não foi intercâmbio de estudante, mas me sentia como tal: livre, sem grana e sem emprego a descobrir as maravilhas da América. Meu marido sim, estava bastante ocupado com um pós-doutorado na IBM. Moramos no desbundante estado de Nova Iorque, que nem precisava ser tão bonito tendo Manhattan para ofertar, mas é. Ô pedaço de chão de tirar o fôlego!

Fiz um curso de aperfeiçoamento de inglês no Hunter College e acabei amigona da professora, a very nice Mrs. Molly McGrath. Ela se encantava com os brasileiros e o tal calor humano que realmente temos e eles não. Saíamos muito, conversávamos à beça extraclasse, e com ela curti momentos preciosos da rotina nova-iorquina. Fizemos até um amigo oculto ao estilo brasileiro no Natal. A turma toda foi para a casa dela, cada um levou um prato típico do país de origem (Coréia do Sul, Brasil, Peru, Polônia...Assim é Manhattan: o mundo todo numa só ilha) e a noite foi linda e divertida.

Infelizmente, não foi gostosa. Depois de experimentar o peru preparado por ela, o típico galináceo regado ao molho de berries (as frutinhas vermelhas que eles amam: raspberry, blueberry, strawberry), tive a certeza que os pobres ianques não sabem o que é uma boa comida. Isso porque meu marido e eu já havíamos sofrido pacas no jantar de ação de graças, o famoso Thanksgiving americano. Pumpkin Pie (torta de abóbora) completamente insossa e outras nulidades gastronômicas estiveram no cardápio. E a gente sorrindo e repetindo para não fazer feio, é claro.

Com essa má-impressão na cabeça, soltei a máxima num bate-papo com a mrs. Molly: “vocês americanos sabem tudo de museus e outros projetos educacionais e culturais, mas não sacam nada de cozinha. A comida de vocês é simply terrible”. Mrs. Molly caiu na gargalhada e concordou comigo. E deve ter sido verdade porque ela sempre repetia essa observação “so peculiar” ao me apresentar aos amigos dela. Acho que a simpática teacher deve ter me achado o suprassumo da espontaneidade terceiro-mundista.

Mas eu estou contado essa história pra falar de outra: levei meu filho mais velho e meu sobrinho e afilhado para conferir a exposição Darwin, que, ainda bem, chegou a Brasília. A montagem está excelente! Esclarecedora, criativa, interativa, bonita, atraente. Os textos são gostosos de ler, as curiosidades muitas. As crianças adoraram. O meu de quatro anos ficou fascinado pelos esqueletos e pelos bichos espalhados pelo caminho, inseridos em seus habitats. O sobrinho de onze pela interface com uns joguinhos de computador. Meu marido e eu, por tudo.

Já no finalzinho, quando meus olhos encheram d’água diante de uma orquídea de inenarrável beleza, pensei na frase que disse para Mrs. Molly e sorri, orgulhosa de que o Brasil, enfim, está começando a aprender como fazer um museu, uma mostra de qualidade como aquela. Se tivéssemos mais espaços como o de Darwin, as crianças tomariam mais gosto pela Ciência e pelos estudos. Meu marido se acercou e eu comentei: “ótima exposição, né?” Parece até coisa do American Museum of Natural History. E é, ele respondeu. Olhei para trás e vi a logomarca do Museu de História Natural de NY entre os organizadores do evento. Pois é, tinha de ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos